Pesquisar este blog

domingo, 4 de janeiro de 2015

Raízes da esperança

Canadá, tradução feita do jornal acadêmico francês 'à la une', do artigo intitulado 'Racines d'espoir', publicado no dia 27/11/2014

Uma substância encontrada no giseng indiano age diminuindo a progressão da ELA, segundo os pesquisadores Priyanka Patel, Jean-Pierre Julien and Jasna Kriz, da Faculty of Medicine and the University Institute Research Centre Mental Health of Quebec, como demonstrado no jornal científico Neurotherapeutics. 




 Várias formas de ELA envolvem uma proteína chave do sistema imune chamada NF-kB. Isso que deu a ideia para os pesquisadores da Faculty of Medicine de testar o efeito de um inibidor dessa proteína nas principais manisfestações da patologia. Então eles prepararam a Withaferin A, uma molécula natural extraída do Ginseng indiano, conhecida como Withania somnifera.



Em 2011, pesquisadores testaram essa molécula em um rato com uma expressão predominante da proteína TDP-43, um achado encontrando em 40% dos casos de ELA. A Withaferin A foi capaz de reduzir a inflamação, melhorar o controle motor e parcialmente recuperar junções neuromusculares.

Em um estudo recente, os pesquisadores testaram o componente em um rato com uma mutação no gene SOD1, responsável por 20% dos casos de ELA familiar. Os resultados demonstraram que duas doses semanalmente de Withaferin A, reduz a neuroinflamação, diminui em cerca de 40% a produção anormal de proteína SOD1 no cordão espinhal, aumentou em 30% a sobrevivência dos neuronios motores e por fim, diminuiu a progressão da doença. Segundo Kriz, os benefícios observados foram logo quando a doença começou a se manifestar.



Na India, o Gisenge Indiano é popularmente consumido e usado na medicina tradicional por séculos. Os pesquisadores disseram que ainda não se sabe se essa molécula pode de fato ajudar os pacientes com ELA, porém um estudo está projetado para o inverno de 2015 com cerca de mil pessoas - e será a partir daí que poderemos ter uma noção real dessa substância.



 Artigo original, em francês: http://www.lefil.ulaval.ca/articles/racines-espoir-36661.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário